sábado, 9 de abril de 2011

0019 - Da necessidade de contemplar o sentido.

“Mau grado numerosas instâncias de sofisticação, não deixa de ser verdade que a nossa linguagem quotidiana e pensamentos rotineiros continuam a funcionar dentro de um dualismo mente-corpo bastante simples. No nosso uso irreflectido de polaridades como psíquico e físico, mental corpóreo, inato e ambiental, não fizemos grandes progressos dentro de esquemas dissociativos da filosofia cartesiana e idealista.(...) Quando nos damos ao trabalho de reflectir, de considerara a evidência, é claro que ficamos certos de que este dualismo grosseiro não é adequado. As suas categorias são irremediavelmente indiscriminadas; as zonas intermédias, tal como as formas de interacção e determinação recíproca, são demasiado numerosas. (...) Estudos recentes sobre a formação da fala humana indicam que existe uma mediação crucial entre, por um lado, a matriz neurofisiológica, ou mesmo neuroquímica, e, por outro, factores a que só podemos chamar psíco-culturais.(...) Por certo que hoje é um lugar-comum honesto dizer-se que a consciência psicológica influi no ambiente circundante, que a consciência psicológica é, de certo modo, a estrutura ambiental, e que as relações de reciprocidade entre imaterial e o material se caracterizam por um retorno dinâmico. Por todo o lado, o velho divórcio entre o espírito e a carne cede a uma metáfora de continuidade muito mais complexa.
                De forma semelhante, está a decorrer uma revisão fundamental de noções tão básica como acaso, probabilidade, lei. O desenvolvimento da física quântica acarretou um debate filosófico de grande intensidade e com grandes implicações na própria base daquilo a que chamamos objectividade. As actuais hipóteses sobre energia, o espaço ou a direccionalidade do tempo são caracterizadas por escrúpulos e provisoriedade sem precedentes; diria mesmo até, por licença poética. A mecanicidade de Laplace ou dos termodinâmicos oitocentistas, se existiu realmente enquanto tal, foi em grande medida posta em questão, não pelos mercadores de mistérios, mas sim pelas próprias ciências exactas e matemáticas. Conjecturas muito recentes na área da cosmologia aceitam mesmo a possibilidade de que as constantes físicas e as leis da relação massa-energia se tenham alterado ao longo da história do Universo. Na esfera das artes, vive-se uma liberdade especulativa sem paralelo.” (George Steiner, Nostalgia do Absoluto, p.:60-61)

Neste pequeno excerto, George Steiner afirma o que já muitas vezes defendi: as próprias ciências "duras" confirmam o indeterminismo e demonstram o absurdo da separação corpo-mente, sujeito-objecto, não fazendo mais que aquilo que a filosofia, paralelamente, já tinha igualmente concluído.

No entanto, um considerável número de pessoas que se movem no mundo da ciência continuam a praticar religiosamente essa compartimentação. Em Arqueologia Pré-Histórica, isto traduz-se em querer perceber o Homem na Pré-História através das suas materialidades, sem ter em conta a sua psicologia e a sua atribuição de sentidos. Trabalhar a matéria e esquecer o sentido, argumentando que se segue a ciência. Mas não é isso que a ciência, hoje, nos diz. Pelo contrário, ela diz-nos que o Homem não é entendível sem considerar a sua psicologia, a sua cultura em relação com o seu mundo material. A crítica a uma separação corpo-mente, sujeito-objecto, é a crítica a uma separação ciências naturais e exactas – ciências sociais. Uma separação que se perpectua anacronicamente graças à especialização. Mas, como Ortega y Gasset bem lembra, a Ciência não tem especialidades, apenas os cientistas as têm. E esse é um problema que eles têm que resolver, depois de o consciencializarem.

António Carlos Valera

12 comentários:

  1. Caro Antonio:

    Estou a ler os seu trabalho "Discurso cientifico em arqueologia" e a gostar bastante, apesar de, obviamente discordar em muitos aspectos. Infelizmente estou a ler "a*s prestacoes" porque para alem do trabalho de laboratorio tenho a defesa de doutoramento quase a chegar (medo...).

    Apenas um reparo. Quando diz

    "as próprias ciências "duras" confirmam o indeterminismo e demonstram o absurdo da separação corpo-mente, sujeito-objecto, não fazendo mais que aquilo que a filosofia, paralelamente, já tinha igualmente concluído."

    Isto nao e* verdade. A fisica qua*ntica revela que ao nivel do sub-atomico nao parecem existir fenomenos deterministicos e podemos falar apenas de "probabilidades". Ao nivel cosmologico, alguma incerteza parece tambem existir. Mas os fisicos relembram sempre que ao nivel do universo observavel, as leis de Newton, Maxwell, Einstein e outros continuam a ser validas, e ha muito pouco espaco para indeterminismo.

    E* preciso evitar o erro dos chamados "pos-modernos" (nada complicados, como dizia a musica dos GNR) que Sokal expos de forma brilhante e ludica, que e* o apropriarem-se dum discurso cientifico que nao compreendem apenas para justificar as suas posicoes filosoficas relativistas.

    Quanto a* separacao corpo-mente os avancos recentes das neurociencias deitam por terra algumas concepcoes classicas dualistas, mas nem todas. E, tanto quanto sei, isso nao confirma a posicao fenomenologica na arqueologia de que podemos aceder a* mente das pessoas do passado atrave*s das experiencias dos nossos proprios sentidos (o que alguns ingleses chamam, de forma depreciativa, "tea-drinking archaeology").

    Ja agora, relativamente a compartimentacao dentro da academia, recomendo este livro que esta muito bem escrito e expoe as diferencas entre ciencias naturais, sociais e humanas ao nivel de metodos, concepcoes teoricas, habitos de trabalho, estrategias de divulgacao de conhecimento e ate* tracos de personalidades dos investigadores. Refere-se tambem a historia e ao que levou ao surgimento desta separacao.

    http://www.cambridge.org/gb/knowledge/isbn/item2326773/?site_locale=en_GB

    Um abraco.

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. a) “Isto nao e* verdade”
    Pois, naturalmente que é. De facto, dentro de um mesmo sistema o absoluto pode existir. Mas dentro de um mesmo sistema, o que é o mesmo que afirmar: relativo a esse sistema. Por isso mesmo é fundamental não analisar um sistemas distintos com base exclusivamente nos pressupostos de um outro. É isso que se reclama para a Pré-História.

    Além disso, não sendo eu um especialista na matéria, e assumindo que há em cada um de nós um pouco do “síndroma” de Sokal (quantos filósofos facilmente e ludicamente demonstrariam a incompreensão que reina no espírito de tanto cientista – Ortega y Gasset é particularmente violento aqui), penso que o princípio de indeterminismo de Heisenberg se mantém actual. No processo de conhecimento temos os limites da espécie (físicos e culturais, quando se conseguem distinguir as duas dimensões) e temos os limites das ferramentas que usamos para conhecer (a interferência do microscópio não pode ser anulada), pelo que o conhecimento que produzimos é sempre em relação a eles. Em Arqueologia, como em qualquer outra ciência, poderíamos multiplicar até à exaustão os exemplos destas situações no simples registo de campo.

    b) Quanto à versão de arqueologia fenomenológica que refere, é óbvio que é uma abordagem com muitos problemas. Mas um deles é precisamente esse que recusa: a de que não devemos abordar o passado simplesmente com os nossos pressupostos e experiências de contextos diferentes. A versão historicista de conhecer o passado através da pretensa capacidade de o historiador experienciar em si essas mesmas experiências do passado é, apenas a outra cara da mesma moeda, onde está a igualmente infundada pretensão de conhecer o passado tal qual ele é através da capacidade do observador se extrair ao contexto a partir do qual analisa. O processo de conhecimento é uma relação contextualizada.

    Mas também acrescentaria que não é pelo facto de eu não poder sentir o que um Pré-Histórico sentia que posso simplesmente descartar a ideia de que ele sentia e agia de acordo com o seu sentir. Isto porque, se o objectivo é conhecer o homem, este não pode ser conhecido sem ter em conta o que sente e entende. Escamotear isto é querer conhecer o homem como quem conhece uma pedra. É recusar a dupla hermenêutica que se impõem ao conhecimento do humano. E isso, para mim, não é um posicionamento epistemológico aceitável. Quanto à objectividade, para mim ela significa subjectividade controlada, que é o que me parece que falta aos que acreditam poder escapar à interferência do seu contexto no processo de conhecer.


    c) Finalmente, quanto a uma pretensa superioridade intelectual, de dedicação ao trabalho, de preocupação com a divulgação e até de traços de personalidade, diria que, para além de me assustar um pouco com esta apreciação levada ela às últimas consequências e de me virem à cabeça exemplos perigosos de outras áreas da vida (mas, de facto, a ciência é feita por homens), não só a percebo, como até concordo genericamente com ela. Até porque mais uma vez ela demonstra a importância e a interferência do contexto na produção de conhecimento. E até no texto que está a ler (e aprecio que esteja a gostar) lembro as afirmações desse notável filósofo português, Delfim Santos, quando este afirma que as áreas disciplinares e até as profissões, geram racionalidades próprias, formas de pensar e padrões específicos de funcionamento do cérebro: uma vez mais o contexto.

    De facto, parece que temos perspectivas distintas, mas aprecio esta possibilidade de amena conversação e debate, normalmente “impossível” por estas bandas. Porque é assim que se aprende e cresce intelectualmente, no confronto de ideias e não na simples satisfação proporcionada pelo consenso. Esta é, precisamente, uma das razões da criação deste blog.

    Um abraço

    António Valera

    ResponderEliminar
  3. O "aqui" não ficou com o link:
    http://www.nia-era.org/component/option,com_myblog/show,0241-Memoria-2.html/Itemid,57/

    AV

    ResponderEliminar
  4. KND Digital: Our high qualified personnel take care about you and your business when it comes to web development for Brisbane market. We are providing to our clients web development services in order to attract viewers, to help them promoting their products or services. To succeed in offering web development to the customers in Brisbane, we use all our resources and all our skills.
    web design Brisbane
    Brisbane web design
    seo brisbane
    ecommerce Brisbane
    social marketing Brisbane
    web development Brisbane
    Magento developer brisbane
    content marketing Brisbane
    http://www.knd.com.au

    Logintrans: Schimburi de informatii despre firmele de transport, expeditie, productie si comert.
    Bursa de marfuri
    Bursa transport
    Marfa
    Transport
    Transport international
    Transport marfa
    Transport rutier
    Expeditie
    Logistica
    Casa expeditie
    http://www.logintrans.ro

    ResponderEliminar
  5. Expert Training va ofera o gama variata de cursuri acreditate si cursuri calificare. Va asteptam.
    curs calificare
    inspector resurse umane
    cursuri acreditate
    Curs calificare inspector resurse umane
    http://www.experttraining.ro

    BRISBANE GIRLS GRAMMAR SCHOOL is considered the best girls school Brisbane. We offer a proper education and help to the girls to become the future ladies of the society. The students have access to the information that the best girls school Brisbane assures. Our students will have the opportunity to develop their skills in one of our clubs and this is characteristic which make us the best girls school Brisbane. One of the benefits that best girls school Brisbane provides is the growth of students in academic and personal life.
    best girls school Brisbane
    independent schools in Brisbane
    private girls schools
    private girls schools in Brisbane
    Private schools in Brisbane
    top high schools in Brisbane
    http://www.bggs.qld.edu.au

    ResponderEliminar
  6. Considering that clients are our most valuable assets, we are putting our best effort in offering them the services of our specialized franchise lawyers. The Franchise lawyers that Redchip has are experienced and well trained to take good care of your business. The franchise lawyer will act in your best interest even if it is just an advice or an entire process.
    brisbane lawyers
    lawyers brisbane
    commercial disputes
    commercial litigation
    franchise lawyer
    property lawyer brisbane
    commercial lawyer Brisbane
    dispute resolution brisbane
    estate planning brisbane
    asset protection brisbane
    tax lawyer brisbane
    business structuring brisbane
    commercial disputes brisbane
    franchise solicitor brisbane
    commercial litigation brisbane
    http://www.redchip.com.au

    ResponderEliminar
  7. Shineclinic: Aging is a problem for all of us, and when the lotions do not accomplish their goals we go further. This means using a dermal filler treatment. There is nothing shameless in doing it. Everyone does the dermal filler no matter if they are men or women. We all want to feel go
    Microdermabrasion
    Dermal fillers
    Skin Clinic Brisbane
    Botox Brisbane
    cosmetic clinic Brisbane
    clinic Brisbane
    http://www.shineclinic.com



    Olemus: Working with skilled house builders from Brisbane we took our projects to a high level of performance. Our clients have the benefit of enjoying their new home with doing anything. The house builders in Brisbane are ecognized by excellent work that they have done creating exclusive and unique places to live in. You have to tell us your dreams, and with the help of our house builders from Brisbane will make it become true.
    house builders brisbane
    home builder brisbane
    home renovations Brisbane
    http://www.olemus.com.au

    ResponderEliminar
  8. Rothbury Hotel: Thinking about your needs and desires we developed special services when it comes to accommodation Brisbane CBD. We offer you accommodation Brisbane CBD special packages that conceived just for you, our customers in order to choose the best. The accommodation Brisbane CBD has trained stuff that will make you journey easier and relaxing.
    brisbane hotels
    hotel accommodation brisbane
    accommodation brisbane cbd
    hotel brisbane cbd
    http://www.rothburyhotel.com.au

    Allstar Orthodontics : When you are looking for an orthodontist in Brisbane you are interested to receive the best services . Our orthodontist in Brisbane will provide the high quality services in order u to enjoy the results. Our orthodontist in Brisbane will give you a reason to smile every time you look in the mirror. With the help of the last minute technology and materials used to treat you, the orthodontist in Brisbane will guarantee the success.
    Brisbane orthodontist
    Orthodontist Brisbane
    Dental braces
    Braces for Adults
    Braces for children
    Braces for Teenagers
    http://www.allstarorthodontics.com.au

    ResponderEliminar
  9. www.usi-interioare.ro : Va punem la dispozitie modele de usi interioare de unde puteti alege dupa preferinte. Imbinand tehnicile de realizare cu materile de calitate va oferim usi interioare de inalta clasa rezistente in timp. Usile interioare oferite vor completa ambientul locuintelor avand calitati deosebite de structura si aspect.
    usi de interior
    usi interioare
    usi la comanda
    http://www.usi-interioare.ro


    If you choose to get caravan insurance you should come to Aussie Leisure Loans . The caravan insurance was conceived thinking about you. Caravan insurance option will make you and your family feel safe. Even if you are careful on the roads, the accidents happen and the caravan insurance that we offer comes with protection and reliability.
    caravan insurance
    Caravan lease
    caravan finance
    caravan loans
    caravan leasing
    caravan loan calculator
    caravan loans australia
    http://www.aussieleisureloans.com.au

    ResponderEliminar
  10. Aussie Boat Loans offers a wide range of products and one of them is boat insurance that provide a loan protection insurance or extended warranty. Boat insurance guaranties you the protection in case of accidental loss, damages, properties , death or injuries. Aussie Boat Loans has the enthusiastic customer service to listen to your needs in order toimprove our boat insurance service .
    boat insurance
    boat lease
    boat leasing
    boat loan interest rates
    boat finance interest rates
    boat financing
    boat loan financing
    boat loans
    boat finance
    marine finance
    boat loan calculator
    boat finance calculator
    boat loans calculator
    boat finance rates
    boat loans australia
    boat finance australia
    used boat loans
    new boat loans
    http://www.aussieboatloans.com.au

    ResponderEliminar
  11. Aussie Car Loans are the experts in getting you the best deal in car finance when it comes to the purchase of a new or a used vehicle. To help the customers, Aussie Car Loans has offered for more than ten years the finance options that match to the wishes of the clients including personal car finance and business finance. Car finance option provides you a deal which will fit better to you situation
    car insurance
    car finance
    car loans for self employed
    aussie car loans
    bad credit car loan
    cheap car loans
    bad credit car finance
    second chance car loans
    car loan protection
    car loan online application
    http://www.aussiecarloans.com.au

    ResponderEliminar