sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

0001 - Declaração de intenções

O CEOPH tem por objectivo promover e desenvolver práticas de investigação, debate, ensino e divulgação de sistemas ontológicos de comunidades da Pré-História da Península Ibérica e a sua contextualização e comparação a diferentes escalas espaciais e temporais.
A consciência de que a acção humana e os seus resultados não podem ser abordados sem tomar em conta a racionalidade e as visões do mundo dos agentes, obriga a uma valorização das vertentes da percepção, mentalidade, ideologia e cosmologia, no desenvolvimento de uma Arqueologia interpretativa que procura evitar (na medida das nossas contingências) um certo reducionismo e presentismo incontrolado que têm caracterizado as muitas abordagens ao passado pré-histórico.
Neste contexto, uma das questões fundamentais é a das ontologias, na medida em que a acção humana está intimamente dependente do estatuto ontológico que o Homem atribui a si próprio e aos elementos que o rodeiam: a ideia que faz de si próprio e do mundo interfere profundamente na sua acção e na forma como interage com o meio. E essa ideia não foi sempre a mesma, o que obriga a contemplar diferentes sistemas ontológicos e as suas dinâmicas de transformação.
Nos últimos anos, alguns passos têm sido dados neste âmbito relativamente às comunidades pré-históricas peninsulares, sendo, talvez sem surpresa, na arte que a consideração das implicações ontológicas e cognitivas mais se tem feito sentir. Ainda assim, estas temáticas começam a constituir-se como linhas de pesquisa na investigação, de que são exemplo algumas abordagens à problemática dos recintos de fossos e deposições estruturadas, à questão da relação Homem / Animal ou ao problema da fragmentação de objectos ou corpos, como expressão de estatutos ontológicos que modelam as relações sociais e a comunicação.
Acredita-se, pois, que este é um momento adequado para surgir um grupo, aberto e transdisciplinar, orientado para a dinamização desta temática na Península Ibérica e para a promoção do seu debate, ensino e divulgação.
Áreas temáticas:
Ontologia das espécies animais e as relações Homem / Animal
Ontologias dos elementos naturais
Ontologias dos elementos artefactuais
Ontologias humanas
Ontologia e Cosmologia
Vertentes de abordagem:
Desenvolvimento teórico
Estudos de cultura material
Estudos de contextos e arquitecturas
Estudos de antropologia funerária
Estudos de organização e construção espacial: arquitecturas, caminhos, sítios, paisagens
Estudos de restos faunísticos
Estudos de arte
Estudos de Etnoarqueologia
Estudos de arqueologia cognitiva
Tipo de actividades passíveis de serem desenvolvidas:
Organização de workshops
Organização de palestras
Promoção e desenvolvimento de colaborações com instituições de ensino, formação e investigação
Promoção e desenvolvimento de contactos e parcerias internacionais
Promoção de projectos
Constituição de uma biblioteca on-line para membros
Organização de visitas de estudo para membros
Disponibilização de informação
Manutenção de sítio na internet

Sem comentários:

Enviar um comentário