quarta-feira, 9 de março de 2011

0013 - Patas de animais em contexto funerário


Deposição de pata de suídeo sob corpo humano na Fossa 11 do Sector I dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz)

O problema da segmentação dos corpos coloca-se também relativamente aos animais. À medida que vão aumentando as intervenções em contextos funerários bem preservados (que ocorrem sobretudo em estruturas negativas, tipo fossa ou hipogeu, já que os monumentos megalíticos tendem a apresentar-se em situações de maior revolvimento e degradação) aumenta também o número de evidências de deposições de partes de animais, tradicionalmente entendidas como simples deposições votivas de alimentos. Todavia, a recorrência de determinadas partes do corpo, como uma simples pata, e a ausência sistemática de outras pode sugerir-nos que existe um sentido acrescido, relacionado com o estatuto dessas partes do corpo (tipo “pata de coelho dá sorte” ou outro qualquer).

Nos contextos da Pré-História Recente que têm sido intervencionados nos últimos anos no Sul de Portugal, esta prática do ritual funerário tem sido registada desde o final do Neolítico até à Idade do Bronze, sendo vários os tipos de animais representados: porco, cão, bovídeo, ovicaprinos. Mas faltam-nos ainda um número mais significativo de contextos, bem intervencionados e questionados, para que padrões de comportamento possam começar a emergir. Para já, fica a chamada de atenção para a necessidade de publicar estas particularidades sempre que ocorram, não as deixando “na gaveta”, como algo de pouco relevante para a compreensão do Homem e das suas cosmologias (e sempre à espera de grandes monografias finais, que raramente se escrevem).

(Ver também aqui)

António Carlos Valera

1 comentário:

  1. É muito importante nestes casos o estreitamento de relações com o zooarqueólogo. A complexidade deste tipo de contextos é incompatível com o habitual, em que os sacos de ossos chegam ao zooarqueólogo depois da escavação estar terminada.É importante que a pessoa que estuda as faunas participe das problemáticas da escavação e estabeleça em conjunto com a equipa de campo estratégias de escavação e de registo.

    ResponderEliminar